sábado, 7 de dezembro de 2013

Para ler: 1222

 
Bom diaaa...

Que tal começar esse fim de semana com uma dica de leitura?
Cheguei com mais uma dica de livro pra quem gosta de ficção e não consegue ficar sem ler nada por muito tempo!

Esse livro eu decobri sozinha, não foi indicação nem nada.. tava na Leitura dando uma espiada quando minha mãe apontou pra ele e disse: "Olha, não é aquele autor que tu gosta?".. Bom.. Não era! O que ela viu foi um comentário do Daily Mirror na capa do livro que dizia: "Uma mistura de Stieg Larsson e Agatha Christie!".
Uouuuuu.. Como assim? Li Stieg Larsson e ele tá tipo top na minha lista de favoritos. Pensei logo que não tinha como esse livro ser ruim.. confesso que achei estranho nunca ter ouvido falar na autora, mas fiquei obcecada até começar a ler.

Antes da minha opinião, a descrição do livro:

A 1222 metros de altitude, um acidente de trem. Uma impiedosa nevasca. Um hotel centenário. E um assassinato! Uma ex-policial, tão astuta e brilhante quanto sarcástica e antissocial, é a única pessoa capaz de solucionar o mistério da morte de um dos 269 passageiros de um trem descarrilado. Isolados do resto do mundo por causa da neve, uma atmosfera de medo, hostilidade e desconfiança instala-se no hotel onde eles se refugiaram. Mas a ex-policial Hanne não quer se envolver. Ela sabe que a verdade cobra um preço muito alto. Ao longo dos anos, sua busca por justiça lhe custou o amor de sua vida, sua carreira na polícia de Oslo e a própria mobilidade. No entanto, encurralada por um assassino e pela pior nevasca da história, Hanne - e os outros passageiros - não tem saída. Em uma situação extrema, as máscaras logo caem... E, nesse grupo, muitas pessoas não são o que parecem. Aliando sua capacidade de dedução a seu instinto, ela mergulha em um enigma difícil e surpreendente. Acompanhe todos os momentos dessa história envolvente e arrepiante.

Um livro pequeno, de linguagem fácil, ambiente convidativo.. comecei bem empolgada!
Primeiro descobri que esse é o oitavo livro de uma série policial e fiquei sem saber se ia me perder, mas não foi o caso. Só não consigo entender porque as editoras insistem em publicar livros de séries como se fossem individuais.. não são!
Passado esse susto achei que o início do livro é bem convidativo. Um acidente de trem a 1222 metros acima do nível do mar, numa região isolada, na Noruega, congelante.. some isso a um assassinato e personagens trancafiados num hotel, não tem como dar errado!

Anne é a personagem principal, tudo gira em torno de seu modo de ver as pessoas, os crimes, os motivos. Não sei dizer se me prendeu porque é bem escrito, ou se estava curiosa para saber se algo surpreendente aconteceria nas próximas paginas. Eu gosto quando o autor consegue descrever seus personagens, de tal forma que eles tenham personalidade.
Enfim, o crime é na verdade bem fácil de se resolver, e é exatamente isso que o livro mostra. Uma resolução simples e rápida. 

Que me desculpe o Daily Mirror, mas sinto que enalteceram o livro um pouco mais do que o necessário. A semelhança com Agatha Christie pode ser vista no modo como a autora deixa bem delimitado o local do crime, a quantidade de suspeitos, a arma, o possível motivo e essas coisas típicas bem descritivas características do gênero. Mas em relação a Stieg Larsson, acho que passou bem longe; eu mesma não vi semelhança alguma, a não ser talvez a necessidade de uma certa politicagem, nomes estranhos, essa áurea européia mais esquecida e só! 

Não é que eu esteja querendo saaaangue, mas achei que faltou aquela sensação de medo, de tensão, pq se eu tivesse presa em um hotel em pleno Pólo Norte com um assassino, com certeza não estaria tão tranquila como parece que acontece com a maioria dos personagens...

 É um bom livro! Nada demais, mas um bom livro!

 A expectativa foi alta. Não compare. Se vc não é tão exigente com o final da história, vá fundo, você não irá se arrepender. É um livro para ler como entretenimento puro. Vc não vai aprender nada com ele, mas vai se entreter, no mínimo, pela curiosidade. Eu recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário