segunda-feira, 13 de maio de 2013

Momento Gourmet: Frango Xadrez Caseiro

Bom dia!!

Post de hj é novidade.. uma demonstração dos meus dotes culinários!! 
=/
Hehe.. Eu sei cozinhar, as vezes!

Bom, quem não mora com os pais, ou não tem ninguém pra cozinhar, lavar, passar, tem que se virar e pra isso a gente procura sempre coisas mais práticas.
O frango grelhado, é simples, fácil, mas não é sempre que a gente aguenta! Como não sei fazer um frango no molho (cozinhado) daqueles com cara de casa de vovó, acabo comendo variações de frango frito com muita frequência.
Não que eu não goste, na verdade eu gosto mesmo de um franguinho, prefiro linguiça de frango, hamburger de frango, essas coisas... 

Pra mudar, decidi tentar um frango xadrez do meu gosto, até pq quem não gosta de comida chinesa???
Então,  procurei uma receitinha simples na net, adaptei aos ingerdientes que eu tinha em casa e mãos à obra!!

Ingredientes que eu uso!!
1. Azeite
2. Amido de milho (a velha maizena!! haha..) 
3. Molho Shoyo (uso o da Sakura)
4. Cebola
5. Pimentão
6. Alho
7. Sal
8. Frango
Geralmente se usa cenoura tbm, mas eu não gosto então deixo de fora!

Fico devendo as quantidades exatas pq eu faço tudo no olho!! :P


Ingredientes básicos!!

Primeiro limpo o frango, geralmente uso uma bandejinha dessas que vende em supermercados já fatiados só o filé de peito.. são baratinhas e já vem praticamente prontas pra uso. Na verdade eu escaldo e passo um limãozinho pq mamãe me ensinou assim e, sinceramente, eu acho mais higiênico.
Depois de limpo, corto em cubos, tempero com alho e sal! E deixo lá pegando gosto.. 

Amasso dois dentes de alho e uma cebola quaaaase inteira (depende do tamanho..), e refogo no azeite até que o alho fique bem assadinho e a cebola bem molinha. Reservo em um prato!
Faço a mesma coisa com meio pimentão! A quantidade é menor pq o gosto dele é forte e não se perde como o da cebola. Reservo tbm em um prato!

Ahhh.. Não reparem na minha frigideira! Na verdade ela foi a origem daquele ditado: PANELA VELHA É QUE FAZ COMIDA BOA!!! hihihi...

Cebola + alho + pimentão + azeite + fogo = best cheiro ever!!! Huuuuuuum...

A essa altura o frango ja tá com algum gostinho e então, com mais uma dose carregada de azeite, começo a fritar. É a parte mais demorada pq eu gosto dele bem fritinho, pra ficar crocante!


Frango vivo feioso / Frango morto decia!! (kkkkkkk..)

Enquanto frita, faço uma misturinha a parte!
Em uma xícara, coloco uma colher de café de amido de milho, mais ou menos um dedo de shoyo e completo o total com água! Isso mesmo, não pecisa gastar todo o vidro de shoyo, só esse pouquinho é suficiente pra deixar aquele sabor maravilhoso.. o amido de milho dá uma encorpada!

Misturinha!

Por fim, é só colocar as verduras todas de volta na panela, dar uma mexidinha e acrescentar o molho. Daí é reduzir um pouquinho mexendo, ele ferve bem rapidinho e fica com aquela aparência mais gelatinosa!
 
Prontinho! E o cheiro?

Pra acompanhar.. o velho e bom arroz branco!

Voilá!!

Digno de restaurante chinês.. o mesmo sabor!!
Foi aprovada pelo paladar seletivo do meu irmão! Então tá valendo pq ele só gosta de coisa bem feita...hahaha
E aí? Quem vai tentar?

Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário